PADRÕES NÃO CLÁSSICOS DE HERANÇA MONOGÊNICA

            Herança Mitocondrial

            O cromossomo mitocondrial é uma molécula de DNA circular de aproximadamente 16,5 kb, localizado dentro da mitocôndria. Duas características incomuns da mitocôndria resultam em um padrão de herança peculiar em doenças causadas por mutações no DNA mitocondrial. Primeiramente, o ovócito, e não o espermatozóide, é que fornece o material genético mitocondrial para o zigoto, com todas as suas mitocôndrias. Conseqüentemente, uma mãe portadora de mutação no DNA mitocondrial transmitirá a mutação para toda prole. Contudo, se for o pai o portador da mutação, passará para nenhum integrante da sua prole. Dessa forma, defeitos no DNA mitocondrial demonstram herança materna.

            Além disso, o cromossomo mitocondrial não apresenta controle rígido da segregação, como é visto em cromossomos nucleares. Durante a divisão celular, o DNA mitocondrial se replica e se distribui randomicamente para as novas mitocôndrias sintetizadas. Estas novas mitocôndrias são distribuídas, por sua vez, aleatoriamente, para as duas células-filhas. Portanto, cada célula-filha pode receber diferentes proporções de material genético normal ou mutado.

            Uma vez que a função mitocondrial é necessária para praticamente todas as células e a expressão fenotípica do DNA mitocondrial mutado depende da proporção de DNA normal e mutado em cada tecido, o que resulta em penetrância reduzida, expressividade variável e pleiotropia.

            Mosaicismo

            Mosaicismo é definido como a presença, em um indivíduo ou em um tecido, de pelo menos duas linhagens que diferem geneticamente, mas são originadas do mesmo zigoto. Mosaicismo é um fenômeno clinicamente importante em doenças cromossômicas, e mutações somáticas são consideradas como principal causa de vários tipos de neoplasias.

            Uma mutação que afeta a morfogênese e ocorre durante o desenvolvimento embrionário é manifestada como uma anormalidade segmentar, dependendo do estágio em que a mutação ocorreu e da linhagem de células somáticas de que foram originadas. Se isso ocorre no princípio, antes da separação das células da linhagem germinativa da somática, o mosaicismo estará presente em ambas linhagens. Se ocorrer depois da separação, pode afetar células somáticas ou germinativas. Os mosaicismos da linhagem germinativa são transmitidos para a prole, enquanto os da linhagem somática, em princípio, não o são.

            Imprinting Genômico

            Ver seminário de Imprinting Genômico.